Nesta segunda (11) faleceu Miguel Uribe Turbay, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia. Uribe ficou internado por 2 meses devido a atentado sofrido durante discurso em Bogotá.
O senador estava em evento político na capital colombiana quando o atingiram com diversos tiros, em 7 de junho. Baleado na cabeça, passou dois meses internado, mas não resistiu.
O suspeito do atentado é um criminoso de 15 anos, que disparou três vezes contra o político. Não há informações sobre conexões do assassino com o crime organizado ou algum grupo político.
Mini Bio
Uribe era neto de Júlio César Turbay, ex-presidente entre 1978 e 1982, e filho de Diana Turbay, jornalista que foi assassinada pelos Extraditáveis liderado por Pablo Escobar, durante seu sequestro em 1991.
Foi vereador por Bogotá de 2012 a 2015, e presidente do Conselho Municipal. Em 2016, o então prefeito Enrique Peñalosa o nomeou Secretário de Governo. Dois anos depois, a organização internacional One Young World o elegeu como um dos 10 políticos jovens com maior influência. Elegeu-se senador em 2022, com a maior votação ao cargo em todo o país.
Tinha 39 anos e era o cabeça de lista do seu partido e um dos principais candidatos às eleições presidenciais de 2026. Era advogado, mestre em Políticas Públicas pela Universidad de los Andes, e em Administração Pública, por Harvard.
Deixa esposa e um filho.