A Câmara Municipal de Belém (PA) aprovou um requerimento polêmico: o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi declarado “persona non grata” na capital paraense. Em bom português, isso quer dizer que ele não é bem-vindo na cidade. A proposta foi feita pelo vereador Alfredo Costa (PT) e aprovada por 12 votos a favor, 9 contra e 2 abstenções, em sessão realizada na última quarta-feira (6).
O motivo da bronca? O tarifaço de 50% que os EUA anunciaram sobre produtos brasileiros — medida que começou a valer no mesmo dia da votação. Além disso, o vereador criticou as sanções aplicadas pelos EUA a ministros do STF e ao procurador da República, afirmando que os americanos estão “comprando briga com o Brasil inteiro”. Segundo ele, Belém não pode fingir que nada está acontecendo, ainda mais às vésperas de sediar a COP30, em novembro de 2025.
Apesar da aprovação, a decisão não tem poder legal pra barrar Trump, caso ele decida aparecer na COP30. Inclusive, o presidente Lula já disse que pretende convidá-lo pessoalmente para o evento. “Vou ter a gentileza de ligar pra ele”, afirmou Lula, querendo ouvir o que o republicano tem a dizer sobre mudanças climáticas. Cena dos próximos capítulos!